sábado, 7 de agosto de 2010

PT é líder na preferência dos brasileiros

(artigo publicado originalmente no Jornal Impacto - autor: Carlos Orpham)

Conforme sondagens divulgadas na semana passada por três institutos de pesquisa, o Partido dos Trabalhadores é o partido preferido dos brasileiros. De acordo com o Ibope, o partido do presidente Lula conta com a preferência de 29% dos eleitores. O DataFolha indica que 25% da população vota no PT. Segundo o Vox Populi, a legenda tem a simpatia de 18% do eleitorado.
O jornal Folha de São Paulo, que sofreu denúncia recente de fazer campanha para Serra, reconhece que o PT é o "partido mais popular do país desde o ano 2000". Conforme a matéria veiculada, a preferência pela agremiação partidária deverá implicar em aumento da bancada de deputados federais petistas, pois há 20 anos existe grande correlação entre o índice de preferência do PT e o total de votos que o partido obtém para seus candidatos a deputado federal. A matéria aponta que se essa correlação se mantiver na eleição deste ano, o PT poderá eleger mais de cem deputados federais.
PSDB e DEM, os mais importantes partidos de oposição ao Governo Lula, estão bem atrás na preferência do eleitorado. De acordo com números do Ibope, os tucanos contam com 7%, enquanto os demos somam apenas 1%. A mesma tendência é verificada na sondagem do Vox Populi: o PSDB aparece com 4%, enquanto o DEM nem chega a ser mencionado pelos eleitores.
A liderança do PT se verifica nas cinco regiões do País. Segundo o Ibope, seu melhor desempenho é no Nordeste, onde a legenda tem a simpatia de 33% da população. Nas regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste, o partido aparece com 29%. No Sul, com 18%. De acordo com o Vox Populi, o partido também prevalece no Nordeste, com 21%. No Centro Oeste e no Sudeste, a legenda soma 18%. No Sul e no Norte, o partido tem 16% e 14%, respectivamente.
Em Bebedouro, como em tantas outras cidades, o Partido está em fase de reorganização, depois de ter administrado a cidade com o ex-prefeito Davi Peres e presidido a Câmara Municipal, primeiro com o professor Valter Cávoli, depois comigo.
Mesmo sem ter em mãos uma pesquisa elaborada com critérios científicos, arrisco afirmar que a preferência pelo PT aqui está na faixa dos 20%, o que daria uma quantidade de eleitores em torno de 10 mil. O nosso desafio é contagiar essa massa para potencializar a campanha desse ano e transformar os candidatos do partido em depositários da confiança e do voto daqueles que se simpatizam com nosso programa partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário