terça-feira, 20 de outubro de 2009

ENTREVISTA - A luta continua, companheiro!



Para Carlos Orpham, que não será candidato a deputado, é fundamental eleger Dilma presidenta do Brasil.

Carlos Alberto Corrêa Orpham foi vereador em Bebedouro, pelo Partido dos Trabalhadores – PT, por dois mandatos (2001 a 2008), presidente da Câmara Municipal e candidato a prefeito nas últimas eleições. Nessa conversa com o Blog ele conta como está sua vida sem mandato, fala do PT, do seu futuro político e da administração Italiano.

B-do-O – Você foi vereador durante oito anos, presidente da Câmara Municipal, e hoje está sem mandato. O que é que você está fazendo da vida?

Orpham – Eu sou bancário do Banco Nossa Caixa há quase 25 anos e dirigente sindical, portanto eu estou fazendo o que sempre fiz antes de ser vereador, ou seja, exercendo minhas funções de sindicalista bancário. Sabe, tem uma coisa que é interessante, as pessoas me perguntavam, quando fui indicado pelo PT para ser candidato a prefeito nas últimas eleições, por que é que eu ia arriscar perder uma eleição a prefeito, já que a de vereador me estava garantida. E eu dizia que minha profissão não era a de vereador, era a de bancário, e se eu perdesse voltaria a ser bancário, que é a minha profissão, sem nenhum problema.

B-do-O – O Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa. Como você fica nessa história?

Orpham – Como todos os outros quinze mil funcionários, ou seja, todos nós passaremos a ser funcionários do Banco do Brasil. O Banco Nossa Caixa deixa de existir no final do ano. Todas as agências passarão a ser agências do BB e os funcionários também.

B-do-O – Como bancário da Nossa Caixa você já exerceu cargo eletivo de conselheiro deliberativo do Economus, fundo de pensão do funcionalismo. Agora você foi indicado pela Federação Estadual da categoria para compor a Comissão Executiva que negocia toda a transição para o banco incorporador, o BB. Então você sempre teve representação política entre os seus colegas de profissão?

Orpham – A política está no meu sangue. Desde que entrei no banco, em 1985, já comecei a me interessar pelas coisas do sindicato. Depois veio a eleição para o nosso fundo de pensão, o Economus, que, aliás, também administra um plano de saúde para mais de 60 mil pessoas em todo o Estado de SP. Depois fui vereador, presidente da Câmara e candidato a prefeito de Bebedouro.

B-do-O – Em 2002 você também foi candidato a Deputado Estadual...

Orpham – Sim. Exatamente por causa da minha participação política também fora da cidade, no seio dos bancários da Nossa Caixa. Eu, naquela época, era conselheiro do Economus, eleito em todo o estado, com o apoio dos meus companheiros da Federação Estadual dos Bancários, a Fetec-CUT/SP. Nós achávamos que seria possível me eleger deputado estadual, mas depois faltaram várias coisas, dentre elas dinheiro pra fazer campanha em todo o estado. Nossa avaliação naquele ano era a de que com 30 mil votos seria possível eleger um deputado no PT. Depois essa avaliação se mostrou equivocada. Foram necessários 57 mil votos naquela eleição para deputado estadual. No final minha campanha acabou ficando restrita a Bebedouro. Como também tivemos vários candidatos, acabei tendo 11.136 votos. O que foi até bom para quem tinha apenas um ano e meio como vereador. Mas não foi o suficiente para me eleger. Eu diria que a experiência foi positiva.

B-do-O – Sobre a incorporação da Nossa Caixa pelo BB, como está sendo a experiência de compor a Comissão Executiva que negocia tudo isso?

Orpham – Bem, nós estamos negociando tudo aquilo que se refere aos direitos e benefícios dos funcionários. Eu estou fazendo aquilo que gosto, que é defender os interesses dos trabalhadores, no caso, dos meus colegas de profissão. As dificuldades existem, pois a relação capital e trabalho sempre será conflituosa. Mesmo em uma empresa pública, ou de economia mista, como é o Banco do Brasil. Nossas maiores preocupações são a continuidade do plano de saúde, inclusive para os aposentados, e o nosso enquadramento no Plano de Carreira do banco incorporador. Mas as reuniões de negociação estão acontecendo e eu tenho a expectativa de fazermos um bom acordo.

B-do-O – Vamos falar do futuro. Você vai ser candidato a Deputado Estadual em 2010?

Orpham – Não. Não vou. Eu tenho respondido a essa pergunta quase todos os dias. Várias pessoas me perguntam isso. Por que virou coisa normal a pessoa sair candidata apenas para manter o nome em evidência, pensando na próxima eleição municipal. Eu penso que isso não ajuda. Pelo contrário, só atrapalha. É preciso ser honesto com a população de Bebedouro. Se com um candidato só já é difícil de eleger, imagine com vários. Eu avalio que no PT, PSB, PDT e PV serão necessários mais de 60 mil votos e no DEM, PMDB e PSDB, mais de 80 mil. Ou seja, está cada vez mais distante a possibilidade de realização do grande sonho bebedourense: eleger um deputado.


B-do-O – Mas o PT de Bebedouro vem se reunindo...

Orpham – Sim, claro! O diretório municipal do partido vem se reunindo regularmente. Inclusive agora em novembro vamos ter as eleições gerais internas, o que chamamos de PED, processo de eleições diretas. Vamos renovar todas as direções, a nacional, a estadual e a municipal. Além disso temos discutido também a conjuntura local e acompanhado a administração do prefeito Italiano.

B-do-O – E como vocês estão avaliando a administração municipal?

Orpham – O Italiano fez muitas promessas durante a campanha eleitoral, aliás, eu disse isso a ele durante a disputa do ano passado. Ele criou muita expectativa e não está conseguindo dar respostas, não está conseguindo cumprir aquilo que prometeu. E as pessoas estão ficando decepcionadas. Apesar disso, no primeiro ano as coisas são mais difíceis mesmo. Eu espero que ele consiga melhorar sua gestão a partir do ano que vem. Nosso povo merece uma administração melhor do que essa que ele está realizando até agora.

B-do-O – Como é que vocês estão se preparando para a campanha eleitoral do ano que vem?

Orpham
– Para nós, eleger a companheira Dilma presidenta do Brasil em 2010 é fundamental. O presidente Lula colocou o nosso país em outro patamar, tanto do ponto de vista econômico como social. Os indicadores internos de diminuição da pobreza e recuperação da produção são bastante vigorosos. Além disso, a expectativa com o futuro também é muito positiva, especialmente com a descoberta das reservas petrolíferas do pré-sal e a forma socialmente justa e politicamente soberana com que o governo a trata. Por isso nós estamos empenhados em fazer aqui em Bebedouro o mesmo esforço que o PT fará em nível nacional para eleger a companheira Dilma. Para o governo do estado ainda não temos definição de quem será o candidato do PT, mas seja quem for o nosso candidato, vamos trabalhar com a garra de sempre para elegê-lo também.

B-do-O – Sobre a política local. Se você não será candidato a deputado, como é que você está projetando o seu futuro político na cidade?

Orpham – A política, para mim, nunca foi um espaço para projetos pessoais. Eu acredito na política como um instrumento de transformação social com deliberações coletivas. E para mim é o Partido que tem essa função de discutir e tomar decisões sobre o futuro de cada um dos seus quadros na vida política. É claro que eu sei que tenho um peso no PT, mas o meu futuro político quem define é o PT, não eu. Certamente o Partido vai participar das eleições municipais de 2012, porém elas ainda estão muito longe. Se teremos candidato próprio, se serei eu ou não o candidato ainda é muito cedo pra dizer. O PT em seu tempo discutirá e definirá tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário