segunda-feira, 24 de maio de 2010

As figurinhas da copa e a crise política em Bebedouro

(artigo originalmente publicado no Jornal Impacto - autor: Carlos Orpham)

Nos últimos dias dois assuntos têm dominado as conversas em meus círculos de amizade. Um deles é o álbum de figurinhas da Copa. Todo fim de tarde e nos finais de semana pela manhã meus filhos me pedem para levá-los até a Praça do Jardim Paraíso para comprar e trocar os cromos repetidos. Lá encontro vários conhecidos e amigos colecionadores. Confesso que também gosto da brincadeira. Em alguns momentos parece que volto ao tempo em que era criança, trocando figurinhas e jogando bafo. Só que agora não jogamos bafo, só trocamos as figurinhas, pois o que importa é completar o álbum, e as fotos dos jogadores não podem estar amassadas e sujas.

_Você tem o Puyol? Só falta ele para eu completar a Seleção Espanhola! Pergunto a um deles. _E o Júlio César, alguém tem? Com ele eu completo a Seleção Brasileira! Pergunto no geral. _Por falar na Seleção Canarinho, que pena que o Dunga não convocou o Ganso e o Neimar, né! Atropela-me outro com o pacotinho na mão.

_Tio, você tem novas figurinhas para trocar? Pergunta-me meu sobrinho por telefone. Como a resposta é positiva, ele me intima feliz: _ Guarde-as para eu ver, heim? Vou pedir para meu pai me levar até a sua casa! E assim a vida flui... E o álbum já está quase completo.

O outro tema que tem sido recorrente em todos os locais que freqüento é o processo investigativo que sofre nossa Prefeitura Municipal relativamente às denúncias de fraudes nas licitações. Esse, ao contrário do primeiro, é um assunto que muito me aborrece! Infelizmente, ele também nos remete a outros tempos passados, nos quais acusações do mesmo tipo eram feitas pelo Ministério Público contra outras administrações locais. Parece até que isso está se tornando comum por aqui. E em diversas outras cidades também, é verdade!

_Você viu? O sobrinho do prefeito está envolvido no esquema! Espanta-se um. _Os diretores do Departamento de Educação e do SAAEB, também! Diz outro. _Será que vai dar cassação? Interroga um terceiro.

Ao contrário do álbum de figurinhas da Copa esse é um assunto que eu tenho preferido não comentar. Teve um dia que um cidadão me parou na rua e me perguntou o que é que eu iria fazer diante dessa crise toda. _Eu?!? Respondi perguntando e acrescentei: _Nada! A não ser esperar o resultado das investigações!

Na verdade, não me sinto a vontade para falar desse assunto, pois fui candidato a prefeito na eleição passada e fui um dos derrotados por Italiano. Pode parecer despeito ou oportunismo de minha parte. Então, prefiro não opinar.
Quanto às figurinhas da Copa, desejo ver meu (e das crianças, é claro!) álbum completado e o Brasil hexacampeão mundial. Quanto à crise política que se instalou em Bebedouro, desejo que os fatos sejam apurados e os culpados punidos, de tal forma que sirva de exemplo, para que nunca mais se repita. Nossa cidade não merece mais isso. Oxalá, doravante tenhamos em Bebedouro mandatários comprometidos em mudar essa prática tão perniciosa à política e à administração pública

Um comentário: